segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Mantenha o SANGUE BOM








Anemia não é sinônimo de falta de comida no prato. Tampouco tem a ver só com deficiência de ferro. Entenda a fundo essa doença, que é mais comum do ue você imagina e suga sua energia pra valer....

A doença sempre foi associada à deficiência nutricional das camadas mais pobres da população, mais isso explica apenas uma parte do enorme problema.

Mesmo quem tem comida de sobra no prato pode acabar com níveis insuficientes de uma estrutura importantíssima para manuntenção da vida: a Hemoglobina.

A hemoglobina, o pigmento que deixa o sangue avermelhado. Sua função é fazer do oxigênio o combustível que abastece as células do corpo inteiro. Ter pouca hemoglobina é o que define anemia. Em outras palavras, ser anêmico é ter um carro sem gasolina.

A forma mais comum de anemia- responsável por 50% dos casos - se dá quando há falta de ferro, um mineral que faz parte da composição das moléculas de hemoglobina. É no ferro que o oxigênio se liga para ser transportado pelas estradas do nosso organismo, quer dizer, por nossos vasos sanguíneos.

A meninada é mais atingida justamente porque está crescendo e precisa de muita energia. O que não significa que os adultos estejam livres da complicação. No caso deles, a má alimentação pode ser uma das causas, mas a perda de sangue, provocada por hemorragias ou até mesmo mestruação excessiva, também leva ao desperdício das hemoglobinas.

Seja qual for a razão, a falta dessas estruturas no sangue provoca uma cadeia de sintomas: fraqueza muscular, dores nas pernas e nas costas, dificuldade de concentração, sonolência, palidez e até um certo amarelamento na pele (TITO MONTENEGRO).





Como saber se tenho anemia???


Isso se faz por meio de um exame laboratorial simples, disponível em qualquer serviço de saúde : HEMOGRAMA.



Nenhum comentário: