segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

DENGUE




Aedes aegypti é o mosquito

das aglomerações ...


Muita gente e água limpa - é disso que o transmissor do vírus da dengue gosta, principalmente as fêmeas, pra lá de enteressadas em garantir um local para se reproduzir e alimento farto para suas crias (Instituto Oswaldo Cruz).





Doença febril causada por um vírus, o dengue é transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ao picar alguém que teve dengue, o inseto passa a transmitir a doença a pessoa saudáveis. A dengue foi erradicadana década de 60, mais voltou na de 80. Se alastrou e não há como erradicál-a, principalmente devido à falta de saneamento, restando a prevenção.



O BÊ -Á-BÁ DA Prevenção: Para afastar esse perigo da sua casa é preciso ficar atento nos lugares que acumulam água. Evitar deixar água parada em pneus, latas, garrafas (eles podem aculumar água. Assim, não devem ficar descobertos. Se não tiver onde guardá-los, cubra-os com lona ou plástico) vasos de planta (sempre coloque areia nos pratos para nunca deixar água parada), tampar caixa d'água (Confira se a tampa está bem fechada e vede qualquer pequena brecha ou rachadura. Isso impede que as larvas se instalem) etc.



Sintomas: Existem duas formas da doença:





  • Dengue clássica: febre alta, manchas vermelhas no corpo e dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos;


  • Dengue Hemorrágica: além de sintomas da doença clássica, causa sangramentos e pode levar a morte.


A dengue já fez 450 mil vítimas no Brasil este ano, número 50% maior do que o registro no mesmo período em 2006.

(Fonte: Ministério da Saúde)

Nenhum comentário: